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Como saber se o meu negócio de estética é realmente rentável?

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Como saber se o seu negócio de estética é realmente rentável? .jpg

 

É bastante provável que em mais de uma ocasião você tenha se perguntado se o negócio ao qual você dedica-se ao 1000% está deixando o dinheiro esperado e se foi uma decisão acertada começar a empreender. Também pode ser que tenha dúvidas sobre sua gestão e este assunto lhe provoque certo stress. 

 

Conhecer o nível de rentabilidade da sua clínica de estética ou salão de beleza é primordial para saber onde deverão estar centralizados os seus esforços e como resolver possíveis lacunas da administração que podem estar interferindo negativamente nos resultados ao final de cada mês. Por isso, criamos este artigo com alguns conselhos simples, que te ajudarão a entender este conceito e descobrir se o seu negócio de estética é realmente rentável.

 

Começamos pelo começo: o que é rentabilidade? Este conceito faz referência aos lucros que se obtém ou que se podem obter da inversão realizada no seu negócio. Aqui temos a palavra chave: lucros.

 

Afirmamos que um negócio é rentável quando existe uma relação equilibrada entre o dinheiro investido para montar sua clínica ou salão (instalações, móveis, equipamento, etc.) e o rendimento que está conseguindo depois de certo tempo de atividade. Ainda assim, quando meça seu sucesso deverá levar em conta não só o capital inicial, mas sim todos os gastos necessários para garantir o funcionamento regular do seu estabelecimento (aluguel, contas, impostos, renovação de equipamento, treinamento, pagamento do seus funcionários, etc.)

 

Pode ser que você esteja perguntando-se como dados tão simples sejam essenciais para conhecer a saúde do meu negócio? A seguir, você verá que são estes mesmos dados que te darão a tranquilidade de saber que está fazendo as coisas bem, além de um respaldo importante para tomar as melhores decisões.

Como saber se é realmente rentável?

Assim que, para calcular sua rentabilidade, não deixe de analisar estes indicativos:

 

1. Ponto morto: Este número refere-se ao valor das vendas e serviços faturados, que te permite cobrir os gastos fixos que tem a cada mês. Se te sobra dinheiro obviamente terá lucros, enquanto se não sobra nada ou teve que pedir dinheiro emprestado para pagar suas contas sem dúvidas fechará o mês com números vermelhos. Na hora de calcular sua margem de lucros, tenha em conta que seus gastos fixos mensais podem variar, já que em alguns meses existirão gastos não esperados e em outros haverão flutuações próprias de cada época do ano. Faça este exercício e veja os resultados, eles podem te surpreender.

 

2. “Umbral” de rentabilidade: Conhecendo seus gastos fixos poderá fazer um exercício ao contrário e saber qual é o faturamento mínimo mensal que seu negócio de estética dever´conseguir para que seja viável. Assim você poderá trabalhar a cada mês com um objetivo em mente. Aqui te deixo algumas dicas sobre as estatísticas mais interessantes para otimizar a gestão.

 

3. Retorno de Investimento ou ROI: Esta análise permite identificar se os investimentos em conseguir mais clientes estão gerando seus frutos ou se você está pagando caro demais por cada pessoa que entra pela sua porta. É um cálculo bem simples: Quantidade de novos clientes gerados/Total investido. 

 

Com FLOWww você poderá classificar a origem dos seus clientes, por exemplo, se eles veem daquela campanha de Facebook de verão ou do anúncio na revista de estética local. Assim, você poderá saber quanto custa cada cliente e se compensa seguir investindo naquele canal.

 

4. Concorrência: Sempre será um exercício interessante analisar seus concorrentes. Observe outras empresas do seu segmento que oferecem os mesmos serviços que você (não adianta comparar seu centro de estética com um salão de beleza e vice-versa) e veja como estão driblando os mesmos problemas que você pode ter. Isto será também um indicativo real de que está fazendo as coisas bem. 

 

Este assunto lhe interessou? Ainda que aqui falamos das noções mais básicas, é importante tê-las em mente a cada dia. Aqui te deixo uma guia perfeita para completar este artigo e te ajudar a manter o sucesso do seu negócio de estética ou beleza. Baixe o e-book gratuito "19 Regras de ouro para abrir e manter um salão de beleza de sucesso".

 

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