
A internet é uma imensa vitrine para as empresas e o ramo de estética não pode ficar de fora. Cada vez mais, redes sociais, aplicativos, sites, blogs e portais de notícias geram conteúdos diários sobre os centros e tratamentos de beleza favoritos do público, seja por parte de jornalistas, blogueiros, clientes ou dos próprios negócios. Neste mundo de informações, como medir e administrar a imagem que está sendo construída sobre você na grande rede? Confira nossas dicas.
Reputação é o conjunto de conceitos, a chamada opinião pública, acerca de uma pessoa ou uma empresa. Ao contrário da imagem, que pode ter um caráter efêmero e mutável, podendo ser impactada favorável ou desfavoravelmente segundo as notícias do momento, a reputação é construída ao longo do tempo por uma série de fatores, como tempo de experiência, percepção de confiança, seriedade e qualidade por parte do público e sua capacidade de ser recomendada a outras pessoas.
A sobrevivência das empresas está diretamente ligada à sua reputação, pois dela dependem a visão e os sentimentos de seus clientes sobre o negócio. O setor de comunicação é normalmente responsável por cuidar do tema, com ações de relacionamento com o público interno, externo e a imprensa. Atualmente, a internet permite monitorar e ajuda a influenciar esta percepção, como falamos anteriormente. Também é importante contar com um software para salão de beleza, específico para esta função, a fim de entender o perfil do seu público e quais seus pontos fortes e fracos
No caso específico do marketing para salões de beleza, é possível distinguir três fatores que influenciam nesta dinâmica: o que o nosso centro de estética comunica, o que nosso centro de estética realmente faz e o que o público diz sobre ele. Por isso, é fundamental:
Fazer-se presente na internet
Não se deixar esquecer é o primeiro passo. Um site parado não gera novos comentários: atualmente, é preciso estar presente, atuante e interagindo nas redes e nos blogs. As pessoas vão falar de você, quer esteja, quer não, no Facebook, no Twitter, nos fóruns... Então, é melhor que você esteja lá. Além disso, as redes sociais devem ser sempre ativas, com conteúdos ligados às tendências e adaptados à forma de cada canal. Entenda as diferenças entre as redes sociais e escolha a melhor como estratégia de marketing para seu centro de estética, em nosso post sobre o tema.
Gerar visibilidade para seu centro de estética
Aportar conteúdos de qualidade, que sejam do interesse de seu público, também ganha pontos na construção da reputação online. Um blog de beleza, moda, maquiagem, estética, com dicas e conselhos, ou vídeos com tutoriais, por exemplo, pode gerar acessos e jogar luz sobre seus profissionais e seu salão. O conteúdo deve ser leve e bem trabalhado, com correção gramatical, uma boa iluminação e som. Cuidado com vídeos e textos longos demais! É preciso dar o recado de forma breve, com muitas imagens e criatividade.
Criar e estimular a interação
Com as redes sociais, é possível provocar diálogos entre sua clínica de estética e seus clientes, além de responder a dúvidas, comentários ou críticas. Uma das facilidades das redes é sua imediatez, que permite solucionar os problemas na hora. Alguns centros de estética também já as estão utilizando para marcar sessões – pense na possibilidade. Ao interagir, seja atento ao cliente, responda rápida e educadamente a seus questionamentos, agradeça o contato e os elogios.
Observar e monitorar o que está sendo dito
Fique atento não só ao que comentam em suas redes e sites, mas sobretudo ao que dizem outros blogs, outras redes sociais do setor e da concorrência, fóruns de esteticistas e de consumidores. Seu centro de estética pode muito bem ser tema de uma conversação na internet e você precisa saber disso. Algumas ferramentas de monitoramento grátis são Socialmention, Google Alerts, Technorati, Twitter Search (para Twitter) e Heartbeat (para Facebook), que lhe informam todos os conteúdos com os termos que você quer procurar. Comentários positivos são sempre bem-vindos, mas atenção redobrada às críticas. O que nos leva ao próximo item...
Saber administrar bem as críticas
Quando as pessoas comentam na internet, gostam de receber respostas. No caso de críticas, devemos mostrar ainda mais atenção e usar esta oportunidade para reparar possível erros cometidos. Cada resposta deve ser personalizada, feita de forma educada, honesta e natural. Pedir desculpas, assumir os erros e tentar repará-los é sempre uma atitude bem-vinda.
Agora é sua vez! E se quiser conhecer outras estratégias de gestão e marketing para clínicas de estética, a fim de impulsionar suas vendas e conquistar seu cliente, baixe gratuitamente o e-book: