
Os empresários brasileiros, incluindo os proprietários de negócios de estética, precisam estar conscientes do momento atual vivido pela economia do país. Cortar gastos será necessário? Em quais áreas posso ou mexer? Devo ousar ou é melhor ser conservador? Estas dúvidas podem assombrar a muitos gestores, mas é possível atravessar o momento encarando-o com otimismo e contando com alguns truques eficientes de gestão e marketing. Saiba mais!
Em primeiro lugar, não pense que a estética é um tema supérfluo e que os clientes deixarão de procurá-lo. Se eles não forem até você, irão até o concorrente: afinal, o Brasil é um dos países que mais investem em cuidados pessoais e de beleza e, mesmo que o público aperte os cintos, esta tendência não vai desaparecer.
Alguns truques eficientes de gestão e marketing
E veja um fato curioso: o ideograma chinês para a palavra “crise” é o mesmo para a expressão “oportunidade”. O que isso quer dizer? Em tempos de crise, muitas companhias acabam tendo o efeito oposto do esperado: elas crescem e deslancham, pois é o momento em que os proprietários mais se esforçam para avaliar as contas, otimizar a gestão e lançar estratégias inovadoras – é a oportunidade na crise. Grandes ideias às vezes apareçam sob pressão. Confira nossas dicas para aproveitar o momento e conseguir este efeito:
Valorize o cliente e personalize a atenção
Programas de fidelização, mensagens e promoções personalizadas fazem com que seu salão não seja esquecido e cortado da lista do cliente que está “precisando economizar”. Abra seu software para salão de beleza, coloque sua gestão de clientes para funcionar, repasse as preferências do seu público e comunique-se com ele oferecendo aquilo que é direcionado para seu perfil, de formam personalizada. Premie o cliente fiel: a cada X sessões, presenteie-o com outro serviço. Ele será sempre grato e se lembrará de voltar e lhe indicar.
Atualize-se por notícias ou cursos de estética
A crise afeta majoritariamente as pessoas com menor grau de instrução, infelizmente. Este ano, os brasileiros que estudaram menos foram os mais afetados pelo desemprego, por exemplo. Este é um sinal claro de que atualizar-se e especializar-se na carreira é fundamental também para os profissionais de estética. Procure cursos online, formações e tutoriais gratuitos, palestras e encontros do setor. Acompanhe as tendências pela imprensa especializada e internet. Só assim, estimulamos a mente para fazer uma boa gestão de estética e ir para o próximo item...
Ouse e aproveite para lançar novidades
No momento de crise, o seu diferencial é o que vai ser o argumento decisivo para seu cliente escolher entre o concorrente e a sua clínica de estética. Escute os colaboradores, seja ele o mais experiente da casa, que conhece todos os problemas e sabe dizer de cor aquilo que pode receber uma nova estratégia, seja aquele novato que acabou de chegar, com a cabeça cheia de frescor e novas ideias. Tire aquele projeto do papel com nossas dicas como lançar novos serviços de estética e implantar novidades.
Faça promoções, sem esquecer do resultado
Lembra das nossas dicas de marketing para salões de beleza, sobre parcerias? Pois é, é chegado o momento de unir forças com outros comerciantes e ver o que é possível fazer. Faça um rodízio nas promoções, alterando o foco a cada semana ou quinzena. Ofereça aquele serviço pouco procurado ou promova combos ou “dias especiais”. Mas atenção: não adianta ser líder de vendas se o seu resultado operacional não for o esperado – quer dizer, se você deixar de ter lucro ou não conseguir pagar suas contas. Fique atento a seus relatórios financeiros, aos gastos e retornos. Todos estes dados você encontra no seu sistema de gestão online.
Inspire-se com outras dicas de promoções e ações de marketing eficientes, baixando nosso e-book abaixo, gratuitamente.
Divulgue os serviços e ações de marketing do seu salão de beleza
Uma estratégia de marketing para estética certeira vai ser fundamental neste momento. E a comunicação dos seus serviços é o que vai atrair o público para procurar sua clínica de estética com todas estas vantagens que você vai oferecer. Use e abuse das ferramentas de internet, redes sociais, procure oportunidades de divulgação a baixos custos. Utilize ferramentas de marketing online, que não custam nada. Pense na imprensa como uma possibilidade de divulgação espontânea: tem uma boa história? Um personagem interessante ou vai fazer um evento bacana no salão? Ligue para um jornalista e ofereça a pauta!
A qualquer momento, sobretudo durante as crises, é fundamental contar com todos os números, estatísticas e informações importantes do seu negócio de estética em mãos. Conte com um software para salão de beleza para lhe ajudar, próprio para a atividade, como FLOWww. Você economiza seu tempo e consegue tomar decisões gerenciais que farão toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Experimente grátis por 10 dias!