

Em qualquer business, saber inovar é uma das habilidades que criam a diferença entre uma empresa e seu concorrente. Muito além do preço, da demanda de mercado e da qualidade dos serviços ou produtos vendidos, a capacidade de antecipar ou criar novas necessidades do consumidor é uma das chaves para o sucesso. Mas como inovar em um mercado tão disputado como o de negócios de estética? No post de hoje, FLOWww traz a você dicas de inspiração para manter a cabeça sempre aberta a novas ideias e surpreender o cliente!
Segundo especialistas, a inovação é um dos importantes fatores de geração de valor agregado para um negócio. Este novo valor pode vir em forma de novos serviços e produtos, processos mais econômicos, sustentáveis e eficientes, novos modelos de negócio, empreendimentos diversos, melhorias nos serviços já existentes e várias outras vias. Ela ocorre após o processo de geração, descoberta, desenvolvimento e implantação das ideias. E as ideias surgem dentro do processo criativo, que deve ser estimulado sempre.
Um exemplo conhecido de inovação é a história do Post-it, o bloco de notas adesivas da 3M. Na década de 70, o pesquisador Spencer Silver criou uma cola de baixa aderência, descartada pela direção da empresa por “não funcionar”. Alguns anos depois, seu colega Arthur Fry utilizou a substância em um papel para marcar partituras, enquanto cantava no coral de sua igreja, a fim de que as folhas não caíssem. Fry fez à mão o primeiro bloco de post-it, distribuiu a alguns colegas e o novo “marcador de livros” fez sucesso mundial. Esta história revela uma orientação essencial para inovar: nunca descartar as novas ideias sem antes avalia-las com cuidado.
Passos para estimular a criatividade em seu salão de beleza
Crie um ambiente de aprendizado e confiança
Comprar uma nova revista de estética ou um livro, aprender uma nova técnica ou tratamento de beleza e compartilhar com os colegas, experimentar um novo produto, buscar novas formas de aprendizado e atualizações e dividir tudo isso com seus funcionários é importante para criar ambiente onde se possa compartilhar ideias sem medos. Estimule a equipe do seu centro de estética e converse com os funcionários. As ideias podem vir de todos os lados.
Preste atenção ao que acontece ao seu redor
Converse com fornecedores, parceiros e clientes da sua clínica estética. Mantenha-se aberto a novas ideias, observe o mundo à sua volta, as pessoas. Uma atitude positiva também é importante. Deixe fluir o pensamento, mesmo aqueles que parecem sem sentido ou que surgem em meio a atividades cotidianas, como antes de ir deitar-se ou durante o banho. Tenha sempre à mão um bloco de notas ou anote suas ideias no celular, para não se esquecer de algum insight que possa surgir.
Acompanhe o mercado, o concorrente, as tendências
Através de leituras especializadas, congressos de estética, palestras, encontros, cursos de marketing, ou canais de comunicação, mantenha-se conectado e saiba o que está acontecendo no meio com o qual você trabalha. Uma boa ideia é seguir os canais de seu interesse em redes sociais como Instagram, Pinterest, Facebook e Twitter. Procure saber o que a concorrência está fazendo. Busque sites de salões e clínicas de outras cidades ou países e veja os serviços e produtos que estão sendo utilizados. Fique por dentro das tendências, não só no momento em que decidir abrir um salão de beleza, mas sempre.
Tenha coragem para ousar e fazer diferente
Uma iniciativa inovadora pode parecer um absurdo no início, mas são justamente estas as grandes ideias que se destacam adiante. Assumir riscos pode parecer difícil quando já temos uma carreira consolidada, por isso é preciso ter coragem de ir além, seja em um processo, uma estratégia de marketing para estética, um serviço ou produto desconhecido. É claro que um planejamento estratégico, que envolve uma etapa de pesquisa e de teste da novidade, é fundamental para não correr riscos desnecessários.
Saia da sua zona de conforto
Conversar com pessoas de setores e profissões totalmente diferentes, buscar ideias, ler notícias de beleza e economia e saber informações de outros tipos de negócios, é uma ótima maneira de abrir a mente e descobrir insights que nem imaginávamos. A inspiração pode estar justamente naquilo que não esperamos. Por isso é interessante tentar fazer as coisas de um modo diferente, evitando reproduzir sempre os mesmos passos e processos. Monitore sempre seus resultados por meio de um programa de gestão online e tente melhorá-los sempre.
Não tenha medo de cometer erros
Os erros fazem parte do processo criativo. Eles nos ensinam o caminho certo e funcionam como um processo de aprendizado, que nos ajuda a corrigir processos e decisões. Só quem não tenta nada, não erra. Se uma ação não alcançou os resultados esperados inicialmente, é preciso entender o porque e estimular uma nova tentativa. A atitude deve ser de encorajamento e diálogo, na busca de soluções que tenham êxito.
A geração de novas ideias e o estímulo à criatividade devem ser exercícios permanentes para um empreendedor. Assim, tornado um hábito, a inovação será uma consequência natural: de tempos em tempos, surgirão novidades.
No campo de gestão e marketing, as novidades são permanentes e a cada dia surgem novos processos para tornar a rotina mais eficiente e aumentar as vendas. Adquira hoje mesmo seu programa para salões de beleza FLOWww e fique por dentro de todas estas tendências, com a nossa equipe de especialistas em marketing que trabalha 365 dias do ano para você.