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Como estabelecer preços justos em sua clínica de estética

> Como estabelecer preços justos em sua clínica de estética

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Alguns profissionais de estética e gestores de negócios de beleza costumam fazer uma avaliação de preços aleatória, baseada em sua experiência e no mercado ao redor. Em muitos lugares, os movimentos de mercado fazem com que empreendedores baixem demais seu preço, fazendo-os perder dinheiro para não deixar de vender, ou subam muito, assustando o cliente. Por isso, é preciso se perguntar sempre se seus preços cobrados estão justos. Confira nossas dicas de como fazer uma gestão precisa destes valores no seu empreendimento de estética!

 

É preciso considerar alguns aspectos na hora de definir os valores cobrados em um salão de beleza e há duas formas para fazer isto. Ou se toma o caminho de calcular os custos de cada hora de trabalho e material utilizado, ou se chega ao preço final tomando por base os clientes e o mercado. Especialistas dizem que a melhor estratégia é utilizar as duas formas ao mesmo tempo. Afinal, o preço de seu produto está atrelado ao valor que o consumidor dá a ele, considerando a qualidade de seu produto, a concorrência e a demanda de mercado, mas de nada adianta tudo isso se você não conseguir se sustentar do ponto de vista empresarial.

 

Tenha em mãos todos os custos de seu salão de beleza

 

As contas fixas, como locação de espaço, contas de água, luz, gás, telefones, internet, aluguel de equipamentos, salários de funcionários e impostos devem conseguir manter-se pagas. Tenha na ponta do lápis o tempo gasto com cada serviço e o valor da hora de trabalho do profissional (com base em seu custo médio mensal), e registre tudo em em um sistema de gestão online.

 

As contas variáveis, como comissões, suprimentos e custos de materiais são as operacionais. E há também as despesas comerciais, como investimentos em marketing, publicidade e sistemas. Vale lembrar também que estas duas últimas categorias, as variáveis, são proporcionais ao faturamento da empresa, então devem estar embutidas nos preços também de forma proporcional. Por exemplo, gastos com taxas seriam 2% sobre as vendas, materiais, 3%, e assim por diante.

 

Seja qual for o tamanho do seu empreendimento, um programa para salão de beleza de qualidade lhe permite controlar todo o estoque e saber todos os seus custos com materiais e comissões, por exemplo, além dos demais controles financeiros das saídas e receitas de seu salão de beleza.

 

Defina a margem de lucro que deseja ter

 

É possível trabalhar com margens de lucro flexíveis. Primeiramente, saiba qual o sistema tributário da sua empresa. Se estiver na categoria Simples, que é a maioria dos pequenos empreendimentos, não terá direito a nenhum tipo de crédito tributário. Se a sua empresa se encaixar no Lucro Presumido, você poderá retirar o valor do ICMS, que representa 18%. Já no caso da categoria Lucro Real, pode descontar o valor do crédito tributário do ICMS (18%), do PIS (1,65%) e da Cofins (7,6%), mas a regra da substituição tributária não vale para o ICMS.

 

Considere também a concorrência. Se o preço deles for mais baixo ou mais alto que o seu, talvez seja preciso recalcular seu valor, estimando margens de lucro menores ou maiores, dependendo de sua estratégia de mercado. Se seu preço ainda for menor que do salão de beleza ao lado, você pode aumentar sua margem de lucro ou fazer disto um diferencial competitivo. 

  

Mostre seu valor agregado ao seu cliente de estética

 

Qualquer que seja seu preço, mas sobretudo no caso de ele estar um pouco acima do praticado, utilizar recursos que lhe diferenciam da concorrência, como estratégias de fidelização de clientes, marketing para estética e atendimento, ajudam a sustentar seu preço. É preciso trabalhar de forma a sempre reduzir o impacto do preço para o cliente – em outras palavras, para que ele entenda que é justo pagar pelo que você está oferecendo.

 

Evite descontos e ofereça, em vez das tradicionais barganhas, vantagens como programas de fidelização, eventos, mimos e promoções inesperados ou personalizados. Promova suas qualificações, a qualidade dos produtos utilizados em sua clínica de estética e o nível de seus profissionais, com ações de comunicação na internet ou no próprio salão, com cartazes bonitos em pontos estratégicos. 

 

E não se esqueça que um bom software para clínicas estéticas lhe ajuda a organizar tudo isso para fazer um planejamento financeiro adequado! Se ainda não conhece, experimente FLOWww! Até a próxima.

 

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