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Como elaborar e seguir um plano de negócios

> Como elaborar e seguir um plano de negócios

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O planejamento aumenta em 60% a probabilidade de sucesso dos negócios de estética e a falta dele é uma das principais causas de fechamento da maioria das empresas. Por isso, a elaboração, o acompanhamento e atualização permanentes de um plano de negócios são essenciais para o êxito dos salões de beleza. Tudo passa pelo planejamento: serviços, preços, localização, estratégias de marketing, público-alvo, estimativas de gastos e retorno... Para ajudar você a não se perder no emaranhado de informações, FLOWww separou algumas dicas. Confira!

 

Uma das perguntas que mais intriga os empreendedores, principalmente aqueles que estão iniciando, é: como será seu centro de estética dentro de 5, 10 ou 20 anos? Se você não tem a mínima ideia, está na hora de parar e colocar seus objetivos no papel. Assim, fica mais fácil criar estratégias sobre como alcançá-los. 

 

Quando alguém decide abrir um centro de estética, qualquer decisão antes, durante e após a abertura da empresa deve ser tomada levando-se em conta o planejamento. Baixar os preços, fazer gastos e agir por impulso, sem estudar o cliente, o cenário ou as condições da empresa, podem resultar em insucesso e perda de dinheiro. Se você está pensando em como abrir um salão de beleza ou mesmo que já seja proprietário de um ou de vários, seu plano deve estar sempre à vista, como um mapa de navegação para não se perder no caminho.

 

De acordo com o Sebrae, o processo de empreender é constituído de quatro etapas: 1) identificação de oportunidades de negócios, através da geração de ideias; 2) elaboração do plano de negócios; 3) captação de recursos financeiros, físicos e humanos; 4) gestão em estética, a fim de manter a empresa em constante crescimento. Para seguir as etapas três e quatro, a segunda deve estar bem consolidada.

 

Plano de negócios para salões de beleza

 

O plano consiste na descrição do empreendimento sob todas as suas óticas: estratégica, de mercado, de operações e gestão financeira. Ele descreve por escrito os objetivos de uma empresa e como é possível alcançá-los. Assim, pode demonstrar a viabilidade do empreendimento e indica a direção aonde ir, de maneira a reduzir riscos e incertezas. O mercado de beleza, os produtos e serviços oferecidos e as atitudes do empreendedor constam neste documento.

 

As principais funções deste planejamento são organizar as ideias para um novo empreendimento, orientar o crescimento de empresas já estabelecidas, apoiar a gestão do negócio, facilitar a comunicação entre sócios, empregados, clientes, investidores, fornecedores de cosméticos e equipamentos para estética e parceiros e captar recursos, sejam financeiros, físicos ou humanos, orienta o Sebrae.

 

Este documento deve conter:

 

1) Resumo executivo: revela os principais pontos do plano de negócios, com dados do empreendedor, missão da empresa, enquadramento tributário, capital social, fontes de recursos.

 

2) Análise do mercado: traz um estudo detalhado do perfil dos clientes, concorrentes e fornecedores deste setor.

 

3) Plano de marketing para estética: descreve produtos e serviços, preços, estratégias promocionais e estrutura completa de comercialização, ou seja, sua estratégia de vendas.

 

4) Plano operacional: inclui o layout (arranjo físico), a capacidade produtiva, os processos operacionais, a necessidade de pessoal e perfis desejados entre os colaboradores.

 

5) Plano financeiro: reúne os investimentos totais, fixos ou variáveis, as estimativas de faturamento, capital de giro, custos de matéria-prima, de comercialização, de mão de obra, custos operacionais, indicadores de viabilidade (lucratividade, rentabilidade esperadas, prazo de retorno dos investimentos).

 

6) Construção de cenários: Simula valores e situações diversas para a empresa, com previsões otimistas e pessimistas. O objetivo é pensar em ações para prevenir as adversidades e potencializar as situações favoráveis.

 

7) Avaliação estratégica: Detecta os pontos fortes e fracos da empresa através da chamada matriz F.O.F.A.: Forças, oportunidades, fraquezas e ameaças

 

8) Avaliação do planejamento: É a necessidade de consultar, revisar e acompanhar sempre seu plano de negócios, porque o mercado está sempre sujeito a mudanças. Refaça-o de tempos em tempos, recomendam especialistas.

 

O software para salões de beleza FLOWww traz ferramentas de gestão e marketing online, que reúnem e organizam informações valiosas para todas estas etapas e lhe ajudam a como abrir um centro de estética e fazê-lo crescer. Uma visão clara de todos os aspectos da sua empresa, com dados atualizados e detalhados, é essencial para o planejamento. Se ainda não conhece nossos serviços, solicite uma demonstração!

 

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