
Você sabe o que é identidade visual e por que ela é importante para o seu centro de estética? Este termo, mais conhecido no universo dos designers, deveria ser mais conhecido dos gestores do que normalmente é. Porque ele envolve todos aqueles elementos que representam visualmente uma empresa, seu nome, seus produtos e conceitos. A logomarca do salão de beleza, a fachada, toda a parte de publicidade para clínicas de estética são parte da identidade visual. Como anda a sua?
Como construir a identidade visual de sua empresa. Passos
Todo material institucional deve ser pensado segundo as definições de cores e formas da identidade ou projeto visual – o papel timbrado, o painel da fachada, os objetos, rótulos, uniformes para esteticistas, cartões de visita, crachás, cupons, website e até mesmo as cores das paredes do seu salão. Por isso, a identidade visual é a imagem ampliada da marca. O que os negócios de estética devem considerar ao planejar este importante elemento de comunicação? Siga nossos passos abaixo:
1) Analise o nome da sua clínica e as fontes
A partir do nome, você precisa ter um logotipo, ou seja, a forma como este nome é apresentado. Se está começando seu negócio, confira nosso post sobre os melhores nomes para salões de beleza e clínicas de estética. As fontes de texto utilizadas no logotipo são muito importantes porque também transmitem a imagem desejada.
As fontes clássicas são aquelas mais rebuscadas, geralmente usadas em textos corridos como livros e jornais, como Times New Roman e Garamond. Já as fontes neutras combinam com tudo, têm menos detalhes e são ótimas para websites e aplicativos para celular, como Arial. As fontes caligráficas imitam a escrita à mão e transmitem elegância. Não combinam muito com peças digitais, mas vão bem em alguns logotipos de centros de estética.
O ideal é alternar os tipos de fontes usadas, limitando-se a no máximo duas, nas peças gráficas, para não pesar no visual. Um exemplo: Maria Bonita - Design de Sobrancelhas. Maria Bonita é o nome do negócio. Design de Sobrancelhas, o serviço. Recomenda-se, neste caso, alternar as fontes, sendo Maria Bonita uma fonte, e Design de Sobrancelhas, outra, para “separar” os temas. O logotipo é um dos elementos da logomarca.
2) Crie uma logomarca para seu salão de beleza
A logomarca do seu centro de estética, ou seja, o símbolo que representa a empresa ou instituição, é o ponto de partida. Este é um serviço que deve, preferencialmente, ser feito por um profissional de design. No entanto, apresentamos aqui uma ideia do processo criativo. A logomarca é formada pelo logotipo e também pelas demais cores e formas que representam o negócio. Estas formas podem ser abstratas ou surgir como um símbolo.
Muitos salões de beleza utilizam como símbolos desenhos de acessórios de beleza, como tesouras, pentes, secadores, espelhos, pincéis de maquiagem, ou perfis de mulheres, seja uma silhueta do corpo ou do rosto. Você pode ir mais além e pensar também em conceitos, como “cuidado”. “delicadeza” (mãos unidas, flores, o monograma do seu negócio...). Tenha sempre em mente o público-alvo que quer atingir e a mensagem que quer passar.
3) Escolha adequada das cores
Toda a sua identidade visual deve levar em conta um estudo de cores. Cada cor tem uma mensagem e transmite certas sensações. Branco transmite pureza, limpeza, tranquilidade. Amarelo transmite sol, luz, ação e poder. Laranja transmite energia vital, ambição, movimento e alegria. Vermelho é a cor das paixões, dos instintos, e também do perigo. Rosa é a cor do amor, do cuidado, do afeto. Roxo está ligado aos sonhos, ao inconsciente, à sensibilidade. Azul está associado a seriedade, harmonia, dinamismo e masculinidade. Verde representa saúde, ecologia, natureza e limpeza. Preto é a cor mais sóbria, transmite sofisticação, prestígio e solidez. Pense no conceito que quer passar e aposte em cores harmônicas relacionadas a este conceito. Cuidado com os excessos e com cores que não combinam!
Um profissional de design pode fazer tudo isso para você. Mas caso não possa contratar um, este trabalho deverá igualmente ser bem feito, para não prejudicar a imagem do seu negócio de estética futuramente. O objetivo deste texto é apenas passar uma noção para as pessoas que não conhecem o tema.
E não se esqueça de que a identidade visual deve fazer parte de um planejamento de marketing e comunicação. Conte com conselhos de especialistas e ações personalizadas para aumentar suas vendas, presentes no programa para salões de beleza FLOWww. Teste gratuitamente e apaixone-se!
E se quer saber mais sobre estratégias eficazes de marketing para estética, baixe gratuitamente nosso e-book Guia para criar um plano de marketing para seu centro de estética: