
Equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional
Em qualquer profissão, tanto para trabalhar melhor quanto para viver melhor, é preciso ter equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional. As companhias mais modernas e perceptivas já perceberam que trabalhar sem descanso ou levar trabalho para casa diminui a produtividade. E as melhores empresas para trabalhar são aquelas que permitem aos profissionais manejar seu tempo, com responsabilidade e confiança, dedicando-se também aos aspectos pessoais e familiares. Mas como fazer isso na prática, sobretudo em salões de beleza, onde o ritmo muitas vezes é pesado, inclusive aos finais de semana? Leia nossas dicas!
1) Tenha um espaço para cada coisa
Seja você gestor de um negócio de estética ou profissional de beleza, ajuda muito separar os espaços físicos para o trabalho e para a vida pessoal. Isso porque é muito comum que profissionais atendam em casas ou que gestores e proprietários levem trabalho para casa por exemplo. Aí os papéis e decisões da empresa se misturam com os problemas domésticos e vice-versa. Atender em casa pode, mas defina um limite que seja só para seu lugar de trabalho – e que os temas ligados a ele permaneçam ali.
2) Não misture finanças pessoais com finanças da empresa
Esta é uma regra de ouro, sobretudo para proprietários de pequenos e médios negócios. É muito é normal o gestor perder o controle quando alguma conta da casa fica sem pagar e acaba tirando dinheiro da companhia, que pode ter sua saúde financeira prejudicada. Despesas domésticas não devem fazer parte da rotina de um salão de beleza; contas bancárias devem ser separadas e planilhas também. Separe o salário do empresário do lucro da empresa – este último deve ser revertido para melhoramentos e investimentos no próprio negócio de estética. Conte com um sistema para salões de beleza para administrar todas as entradas e retiradas do seu empreendimento.
3) Períodos de lazer são importantíssimos
Nunca deixe seu lazer de lado: seja uma meditação no início do dia, a ginástica semanal, o domingo sagrado com a família, o cinema ou um bom livro antes de dormir, tudo isso ajuda a relaxar e manter a mente arejada. E é claro que isso se reflete na sua produtividade como profissional de estética. A inspiração e a criatividade se beneficiam disto e as ideias geniais vêm justamente quando não estamos esperando ou em momentos de relaxamento. Confira dicas para estimular a criatividade e ter novas ideias para seu salão de beleza. E mesmo que seja autônomo, organize-se para tirar férias! Alguns dias de desconexão do trabalho podem fazer milagres pelo seu estímulo e sua energia mental.
4) Coordene melhor seus horários e sua rotina
Você não precisa ficar acessível 24 horas por dia e nem deve. Defina horários para seu trabalho e sua vida pessoal e respeite-os. Esta regra é sagrada e, infelizmente, muitas pessoas se esquecem dela, sobretudo com as novas tecnologias. Em vez disso, use o celular e a internet a seu favor, estabelecendo também um horário do seu dia para administrá-los. Um software de salão de beleza também ajuda a planejar a rotina e a organizar tarefas como controle de agenda com tranquilidade e comodidade, no horário que melhor lhe convier, tudo pela internet.
5) Conte com aliados na gestão do seu salão de beleza
Aliados, aqui, querem dizer: tudo que pode facilitar sua rotina como gestor. Primeiro, descentralize atividades da gestão delegando algumas para profissionais em quem você confia. Segundo, conte com profissionais especializados para tarefas fora de sua área de formação, como marketing. Consulte-os, ouça suas dicas, leia em suas fontes. Os especialistas em marketing para estética de FLOWww, por exemplo, disponibilizam uma série de recursos para impulsionar suas vendas e estão à disposição para lhe ajudar. Em terceiro lugar, use a tecnologia para otimizar seu tempo. Já pensou que um programa para salão de beleza pode controlar tudo para você, desde as fichas dos clientes, até a agenda e o seu estoque, em um só lugar? Talvez seja hora de você ter um.Experimente e surpreenda-se!