
A segunda-feira é o dia mais tranquilo na maioria das clínicas de estética e salões de beleza, porém, esta semana não é uma semana normal; estamos prestar a dar as boas-vindas ao Natal e a 2015. Junto à expectativa de reunir-nos com as pessoas que mais amamos, está também a enorme vontade de cuidar da aparência, fazer uma limpeza de pele, um banho de lua, uma massagem relaxante, a manicure, depilação e todo nosso ritual de beleza para estar deslumbrante nas celebrações.
Por essa razão, talvez essa semana seja a com mais movimento no seu negócio de estética. Todas aquelas pessoas que não tiveram tempo para marcar um horário e que deixaram para última hora os cuidados da beleza estarão enlouquecidos para conseguir um horário com você. A verdade é que muitas vezes se quer atender a todas pessoas, mas conseguir um espaço na agenda acaba transformando-se em missão impossível.
Atender todos os clientes no Natal e Ano Novo
Então começam os problemas: excesso de ocupação na agenda, atrasos, ausências, largas esperas e clientes nada contentes. A continuação, alguns conselhos para (ao menos tentar!) atender todos os clientes que procuram sua clínica estética no Natal e Ano Novo:
O primeiro que você deveria fazer é preparar-se para dias intensos de trabalho. Primeiro, cuide de você mesma; alimente-se bem e beba bastante agua. Com alimentos saudáveis que te dão muita energia, como frutos secos (nozes, amêndoas, avelã), verduras de folha verde-escura (espinafre, brócolis, couve) e chocolate com grande teor de cacau puro.
Faça um “checklist” e confirme que você dispõe de todos os produtos e materiais necessários para atender uma grande demanda de serviços de estética. Não se esqueça de preparar-se também para vender mais produtos de beleza, o que requerem mais papel de presente, bolsas, embalagens.
Crie uma lista de espera virtual. Essa é uma ferramenta disponível no nosso sistema de gestão e marketing que evita a perda de clientes por falta de espaço na agenda. Funciona de forma inteligente e fácil; quando um cliente pede um horário para ser atendido e você tem sua agenda 100% ocupada, você poderá colocá-lo na lista de espera. Assim, sempre que alguém desistir do seu agendamento, você poderá consultar as pessoas que estão em espera e oferecer o horário que têm disponível.
Basta fazer click em “lista de espera” e identificar os clientes que tinham solicitado um horário aproximado ao que agora está livre. Na mesma tela você conta com o telefone do mesmo, basta ligar e confirmar o novo agendamento. Pronto, já fez a boa ação do dia!
É uma opção excelente, já que você terá total controle de quem está à espera dos seus serviços e poderá cobrir todos os espaços que vão surgindo durante o dia.
Dependendo da ocupação da sua agenda, talvez valha a pena contratar esteticistas extras para ajudar-lhe nessas datas. Uma pessoa para começar alguns protocolos de tratamentos de estética enquanto você finaliza uma outra sessão é realmente útil e otimiza muito seu tempo.
Envie mensagens SMS aos clientes que tem horário na sua clínica de estética nessas datas. Peça com muita educação que cheguem pontuais às suas sessões para evitar atrasos. Relembre a hora marcada e solicite que te avisem caso não possam comparecer. Assim, você poderá ir encaixando outros usuários na agenda e mantém o controle absoluto sobre todo o trabalho do dia.
Esses são alguns conselhos interessantes para conseguir dar conta de todas as solicitações nos próximos dias e evitar perder novos clientes (ou deixar insatisfeitos os clientes habituais).
É importante ser ágil, mas não perder a qualidade no atendimento ao cliente e durante as sessões. Não se estresse, basta fazer o excelente trabalho de sempre, com um bom ritmo e muito amor.
Nessas datas, não perca a oportunidade de contar com um sistema de gestão e maketing para clínicas de estética; é o melhor aliado para melhorar seus serviços, aumentar a rentabilidade e manter o controle. Fazendo click aqui, você poderá experimentar um sistema grátis por 10 dias, dá uma olhada! Pode ser a grande diferença entre um fim de ano maravilhoso e um "mais ou menos".