
É inevitável realizar nos primeiros dias do ano um balance, uma retrospectiva, do ano que passou e analisar os resultados. Eu consegui meus objetivos? Consegui mais clientes e vendas? Meu negócio cresceu? Ter estas respostas na ponta da língua pode ser complicado; ainda que tenhamos uma percepção do resultado que tivemos, são os números que nos dizem a verdade. 2017 foi bom para você? E o que você espera de 2018?
Eu consegui meus objetivos?. Meu negócio cresceu?
Por esta razão, hoje te ajudamos a parar, sentar e dar uma olhadinha nos números que realmente importam para que sua clínica de estética continue tendo bons resultados em 2018. Essa análise é essencial para detectar pontos de melhoria e definir seus próximos objetivos. Vamos lá?
- 1. Tratamentos
Você tem sua tabela de produtos e serviços e sabe quais deles funcionam melhor, entretanto, é importante saber exatamente quais destes ítems são rentáveis, quais deles são favoritos pelos clientes ou quais deles deveriam ficar de forma da sua clínica em 2018.
Na ferramenta “estatísticas” de FLOWww você poderá obter números reais baseados no comportamento do seu negócio em 2017 para que você saiba o que está trazendo lucros e o que não. Entre as estatísticas mais interessantes, você poderá conhecer os tratamentos mais realizados e que geram mais lucros ou número de clientes obtidos por tratamento. Neste último caso, se a depilação a laser teve 500 clientes em 2017 enquanto a limpeza facial lhe trouxe somente 12, você pode pensar em uma estratégia: deixar de oferecer limpeza facial ou entender o porquê dos seus clientes não realizarem este tratamento: é muito caro comparado com as demais clínicas? Os clientes sabem que você oferece este tratamento? Vocês tem críticas negativas sobre este tratamento?
2. Horários e agendamentos
Conhecer o comportamento da sua agenda, assim como os padrões relacionados com agendamentos, cancelamentos, agendamentos não assistidos, etc. também pode ser importante na hora de organizar seu dia a dia e também o da sua equipe, caso conte com profissionais que lhe ajudem nas tarefas diárias.
Em FLOWww existem algumas estatísticas interessantes em relação à sua agenda, como por exemplo, porcentagem de agendamentos não assistidos. Aqui você poderá saber quantos clientes faltaram aos seus horários e quando. Com essa informação você poderá averiguar porque há um certa tendência em cancelar os tratamentos em algumas épocas do ano e pensar em campanhas de marketing para evitar, quem sabe mensagens para lembrar o agendamento?
Em FLOWww também poderá saber o nível de ocupação da sua agenda em determinadas épocas de ano e pensar em alguma campanha para conseguir mais agendamentos em meses com pouca procura. Um email marketing do seu próprio FLOWww com um desconto especial é sempre sinônimo de sucesso.
3. Faturamento
Esta é sem dúvidas uma das estatísticas mais interessantes, já que representa realmente quão bom foi o ano em relação aos lucros e desenvolvimento de negócio. Com FLOWww, você poderá saber dados tão interessantes como o faturamento total do ano, o faturamento por tratamento, o faturamento por profissional.
4. Marketing
Na nossa clínica estética estamos constantemente pensando em ofertas e promoções para atrair nossos clientes. Você pode não saber, mas isso já é marketing! O problema está quando não analisamos os resultados e ficamos sem saber quais destas ofertas ou promoções nos trouxeram mais clientes e mais vendas. Em FLOWww, você poderá ter toda esta informação organizada para saber exatamente os canais que melhor funcionaram (Facebook, publicidade, email marketing?), quais destas ações - ofertas, descontos ou promoções - tiveram mais sucesso e ainda como funcionaram seus programas de fidelização, como pontos ou convide um amigo.
Estas são algumas das estatísticas básicas que você deve ter em conta antes de traçar suas novas estratégias para 2018. Com estes resultados em mãos e os seus objetivos, você poderá decidir alguns pontos chave, de forma rápida e muito mais segura.
Se o seu objetivo é vender mais tratamentos, identifique aqueles tratamentos que não são muito procurados e difunda-os no seu site, em posters na sua clínica ou no seu Facebook. Ou quem sabe é momento de prescindir deles e buscar um tratamento inovador?
Se você se interessou por este assunto, mas gostaria de ajuda para detectar os pontos de melhora na sua clínica e como alcançar seus objetivos em 2018, nós lhe ajudamos! Faça clique no botão abaixo e agenda um horário com nossos consultores, sem compromisso.